Breve História da Fraternidade Rosacruz Max Heindel

no Rio de Janeiro

 

Nos idos de 1940 chegavam ao Rio de Janeiro, provindos da vizinha República Oriental do Uruguai, a Sra. Irene Gómez de Ruggiero e sua  família. Desde muito jovem aquela senhora evidenciara sua vocação para o sublime, e seu misticismo se acentuaria na idade adulta em definida conquista espiritual. Seus elevados propósitos cristãos conciliavam-se com os daquele que fundara a Fraternidade Rosacruz, Associação Internacional de Cristãos Místicos, com sede em Oceanside, na Califórnia, e foi exatamente por inspiração da Sra. Augusta Foss de Heindel, esposa de Max Heindel, que o sucedeu na direção do movimento rosacruz,que a Sra. Irene Gómez de Ruggiero tomou o destino de nosso país.

Vencidos os primeiros tempos de adaptação, pôde D.Irene reunir, em sua residência, em Lins de Vasconcelos, limitado grupo de pessoas interessadas em um conhecimento  que lhes soava diferentemente. Esse conhecimento transcendental, exposto com invulgar convicção, penetrava fundo nos corações e nas mentes dos ouvintes, cujo número  foi crescendo à medida em que se operava uma transformação interior, como plantinha delicada e sensível que brotasse no íntimo de cada consciência.

Algum tempo depois as reuniões se davam em outro endereço, o da Rua Senador Corrêa, em Laranjeiras. Dali os estudantes transladaram-se para o bairro de Santa Teresa, à Rua Costa Bastos, e a Fraternidade Rosacruz Max Heindel, tendo assumido caráter oficial, foi inaugurada  aos 5 de novembro de 1944, passando, decorrido cerca de um lustro, a ocupar o prédio da Av. Édison Passos 1000, na Tijuca.

De lá para cá dinamizou-se a atuação da entidade com a organização de cursos para adultos, jovens e crianças. cumprindo-se programas destinados aos vários níveis, que, partindo basicamente do "Conceito Rosacruz do Cosmo", se estendiam à Bíblia e à Astrologia. Um conjunto coral se apresentou em diferentes ocasiões, juntamente com orquestra igualmente integrada por figuras do corpo discente da Fraternidade. Conferências internas e semanais se realizavam, assim como orações coletivas aos domingos, Harmonias Planetárias (Serviço de Cura) em datas predeterminadas, como, até hoje, além de cursos por correspondência. Conferências públicas se deram no Ministério da Educação e Cultura, na  Associação Brasileira de Imprensa, na Escola Nacional de Música, estas na cidade do Rio de Janeiro, e outras em Niterói, amplamente noticiadas pelos jornais, à época.

No ano de 1951, a Fraternidade empreendeu uma cruzada pelos Estados do sul do País, movimento coroado , aliás, de completo  êxito. Outras excursões equivalentes foram feitas a diferentes pontos de nosso Estado, sempre em meio à maior receptividade.

Em 1959 a Fraternidade Rosacruz edita o "Correio Rosacruz", autêntico vexilário das aspirações do cristianismo esotérico,  tendo como finalidade a divulgação dos ensinamentos legados por Max Heindel, ao Ocidente.

Releva mencionar que a Fraternidade Rosacruz Max Heindel, considerada de utilidade pública, jamais contou com qualquer subvenção oficial.

Extensa, pelo visto, mostra-se a agenda de relizações desta Escola, cabendo acrescentar que entre as suas atividades manteve, por alguns anos, um programa radiofônico ( "A Voz Rosacruz" ) transmitido pela antiga Rádio Copacabana. Também, durante 25 anos, manteve um programa de assistência moral e espiritual, por intermédio de música e palestras aos internos do Instituto Penal Lemos de Brito.

Em 1963 relizou-se, também por iniciativa de nossa Escola, um Congresso Nacional destinado a fortalecer a convivência entre co-irmãs do Rio, de São Paulo e de outros pontos do País.

Em 1965, ano do centenário de nascimento de Max Heindel, coube-nos ainda a oportunidade de instalar o I Congresso Interamericano da Filosofia Rosacruz, presidido pela Sra. Irene Gómez de Ruggiero, a que compareceram delegações da Argentina, do Chile, do Paraguai e do Uruguai, além, obviamente, de outras congêneres brasileiras.

Desde a sua fundação, pela Sra. Irene Gómez de Ruggiero até hoje, a Fraternidade Rosacruz Max Heindel, continua fiel aos princípios do esoterismo cristão por que sempre se norteou, professando e praticando princípios basilares de preparação para o advento de uma próxima era  - a de Aquário - , em função da qual deverão todos os homens capacitar-se para o alcance da verdadeira espiritualidade, dignificando a vida e plenificando-a de amor fraterno.

A FRATERNIDADE ROSACRUZ MAX HEINDEL É AGORA UM CENTRO AUTORIZADO

Ao receber a Carta Patente da "The Rosicrucian Fellowship", datada de 19 de novembro de 1997, a Fraternidade Rosacruz Max Heindel , do Rio de Janeiro, tornou-se um Centro Autorizado para a divulgação dos Ensinamentos da Filosofia Rosacruz.

Esta Carta Patente traz consigo, de forma inseparável, a grande responsabilidade que é inerente a todo grupo de estudantes e probacionistas que assumem, por decisão própria, a missão de cumprir com os sagrados mandamentos de Cristo: Pregar o Evangelho e Curar os doentes.

O cumprimento integral dessa missão apóia-se em um requisito essencial: manter a pureza dos Ensinamentos Rosacruzes, acima dos interesses da personalidade humana em todas as suas formas, especialmente as de caráter mais sutil, porque sutil e diáfana é a essência do conhecimento cristão, mas capaz de atingir um poder inigualável que só pode ser construído pela pureza e só pode ser aplicado para aliviar e curar o sofrimento e as inquietudes da natureza humana, sejam de origem física ou mental. É o que nos ensina de forma magistral o mito de Parsifal.

Que as vibrantes e profundas admoestações do nosso ritual de cura " Um vaso que não esteja limpo não pode conter água pura e cristalina, nem uma lente manchada dar uma imagem nítida", sejam a Luz a orientar nosso caminho na prática de se tentar vivenciar os Ensinamentos Rosacruzes.

A SEDE DA FRATERNIDADE ROSACRUZ NO RIO DE JANEIRO

Em paralelo com a obtenção da condição de Centro Autorizado para a divulgação dos Ensinamentos Rosacruzes, a nossa Fraternidade conseguiu realizar seu antigo sonho de ter uma sede própria,  atualmente em pleno funcionamento.

Durante muitos anos, a Fraternidade funcionou na Av. Edison Passos, 1000, até que nossa inesquecível fundadora, D. Irene Gómez de Ruggiero partiu para uma missão maior nos planos invisíveis.

Desejosos de manter vivo o Ideal da Fraternidade Rosacruz, um grupo de seus antigos estudantes passou a se reunir na residência de um dos estudantes, regularmente, para o estudo da Filosofia Rosacruz, ao mesmo tempo que esforços foram envidados para regularizar o vínculo com a Sede Mundial, em Oceanside, objetivo que foi plenamente atingido, culminando com a Carta Patente concedida pela "The Rosicrucian Fellowship".

Além dessa realização, por meio de donativos aportados por antigas simpatizantes da causa Rosacruz,  foi possível a aquisição e instalação de uma sede própria. Após as obras de restauração do prédio, ao final de 1997, procedeu-se um trabalho interno  de edificação espiritual e organização de seu espaço interior, reiniciando suas atividades públicas no equinócio de outono de 1998, com reuniões devocionais e de estudo. Também a partir deste novo ano espiritual foi oferecido o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz, por correspondência, como ocorre nos demais centros autorizados. Atualmente a Fraternidade está credenciada pela Sede Mundial a oferecer todos os cursos curriculares editados pela mesma.

A nossa sede no Rio de Janeiro está localizada na Rua Enes de Souza, 19, na Tijuca,próximo à Praça Saens Peña, estando aberta a todos quantos, de alguma forma, tangidos por um sentimento de renovação anímica, para cá convergem numa profissão de fé cristã e de confiança no futuro.

Cumpre-nos registrar um profundo sentimento de gratidão a nossos fundadores públicos,  Sr. Max Heindel, Sra.  Augusta Foss de Heindel e  Sra.Irene Gómez Ruggiero, cujas vidas foram marcadas por singular trajetoria, caracterizando-se por vertical coerência que, não poucas vezes, incidiram em sacrifícios pessoais. Essa entrega absoluta ao idealismo rosacruz eles o fizeram com o exclusivo propósito de ser útil aos seus semelhantes, no ato deliberado de servir desinteressadamente à Humanidade, como autênticos cidadãos  do mundo.

 

Fraternidade Rosacruz - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210 Tel/Fax 22387179

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

rosacruzmhrio@hotmail.com

 

 

MAPA DO SITE

A VOZ ROSACRUZ

AUTO-CONHECIMENTO E ESPIRITUALIDADE