MAX HEINDEL REDIVIVO

 

Capítulo IV

 

 

 

Seu encontro com o Mestre, sua prova iniciática e sua iniciação nos Mistérios Rosacruzes

 

 

 “Nada há de encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados.”

-Mateus, Cap. 10, vers.26-27

 

 “Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas”.

-Mateus, Cap 10, vers.16.

 

Há uma época apropriada para semear e outra para colher. Em concordância com esta Lei de Periodicidade, cada impulso para a elevação espiritual deve ser empreendido no momento apropriado, para que seja bem sucedido. A primeira e a sexta década de cada século são especialmente propícias para o começo de divulgação de novos ensinamentos espirituais.

 

De tempos em tempos, a Ordem Rosacruz traz a público conhecimentos ocultos e revela-os na forma adequada ao desenvolvimento de cada década. Após ser observado durante vários anos e testado, Max Heindel foi escolhido pelos Irmãos Maiores como portador de uma mensagem especial para a nova Era de Aquário .

 

Reportemo-nos à suas próprias palavras:

 

“(...) Existe certa obrigação em comunicar aos outros o saber que tenhamos adquirido, pois “a quem muito se dá, muito será exigido”. Talvez seja oportuno relatar-lhes esta experiência a qual esclarece melhor o assunto em questão, que foi a prova final a qual fui submetido antes de receber os ensinamentos contidos no “Conceito Rosacruz do Cosmos”, ainda que ignorasse naquele momento que estava sendo submetido a uma prova”.

 

 “O fato sucedeu quando viajei para a Europa em busca de um Instrutor para ajudar-me a avançar na senda espiritual. Porém ao examinar seus ensinamentos até as mais ocultas entrelinhas, observei certas lacunas, as quais ele não pode explicar-me. Senti-me verdadeiramente desiludido, preparando-me para retornar à América. Estando sentado em meu leito, e meditando sobre o meu desengano, senti repentinamente que havia outra pessoa no recinto. Levantei a cabeça e percebi revestido em Corpo Etérico aquele que desde então se tornou meu Mestre.

 

“Envergonhado, recordo a rudeza com que o tratei, perguntando-lhe quem o enviara e o que queria, pois estava profundamente descontente e vacilei muito antes de aceitar sua ajuda nas questões que haviam me levado à Europa.

 

“Durante os dias seguintes meu novo conhecido apareceu em meu quarto várias vezes, respondendo as minhas perguntas e ajudando-me a resolver problemas que até então haviam sido um dos obstáculos para mim. Porém, como naquela época, minha visão espiritual estava ainda pouco desenvolvida e nem sempre sob o meu controle voluntário, sentia-me ainda céptico em relação ao que me comunicava, questionando se tudo aquilo não passaria de uma alucinação.

 

“Discuti tal questão com uma amiga . Entretanto, as respostas e questionamentos pela aparição eram claras, concisas e lógicas em elevado grau. Suas respostas limitaram-se sempre e estritamente ao que eu havia perguntado, sendo, ainda , de uma índole infinitamente superior a tudo que eu era capaz de conceber. Por tais razões chegamos a conclusão de que a experiência deveria ser insofismavelmente real.

 

“Decorridos alguns dias, meu novo amigo comunicou-me que a Ordem a qual pertencia possuía uma solução completa para o enigma do Universo, de maior alcance que qualquer outro ensinamento publicamente conhecido e que Eles comunicar-me-iam tais conhecimentos sob a condição de mantê-los como um segredo inviolável.

 

“Voltando-me rispidamente para Ele, então, contestei:

-Oh! Por fim vejo as orelhas do demônio. NÃO! Se tens o que proclamais e se isto é bom, será bom para o Mundo também. A Bíblia proíbe expressamente ocultarmos a Luz. Eu não quero me fartar de Saber, enquanto milhões de almas ansiosamente buscam uma solução para seus problemas, assim como eu mesmo tenho buscado.

 

“Então, meu visitante se foi e eu naquela ocasião cheguei a acreditar que se tratasse de um emissário dos Irmãos da Face Sombria.

 

“Transcorrido um mês, decidi retornar à América. Providenciei a reserva numa cabine de um vapor com destino à Nova York, mas como a demanda era pequena tive que aguardar um mês para o regresso.

 

“Ao retornar aos meus aposentos no hotel, encontrei no recinto meu Mestre, que formulou novamente sua proposta, oferecendo seus ensinamentos, com a condição de que os guardasse em segredo. Desta vez minha resposta negativa foi talvez mais enérgica e rebelde que anteriormente, porém Ele não se calou, nem partiu. Ao contrário, solenemente, me disse:

 

“-Alegro-me muito em ouvir este NÃO, meu irmão! Espero que você seja sempre tão cuidadoso na difusão de nossos Ensinamentos, sem medo nem súplica, como foi em sua resposta negativa”.

 

“Era esta precisamente a condição absolutamente necessária para poder receber tais conhecimentos. Se houvesse aceitado a proposta de guardar secretamente as Instruções, só para mim, haveria naturalmente sido desqualificado para ser o mensageiro dos Irmãos Maiores da Rosa Cruz.”

 

O Mestre contou-lhe  ainda que um candidato previamente escolhido, que estivera sob as Suas instruções por vários anos, falhara ao ser posto em certa prova em 1905 (tal  afirmação de Max Heindel  sugere que o candidato anterior que suspeitamos ter sido Rudolf Steiner não  traduzirira os Ensinamentos numa linguagem inteligível a todas as mentalidades conforme desejavam os Irmãos Maiores); também que Max Heindel esteve sob a observação dos Irmãos Maiores por certo número de anos, sendo considerado como o candidato mais apto, caso o  primeiro falhasse. Em acréscimo foi ainda informado que os ensinamentos deveriam ser dados ao público antes do término da primeira década do século XX.

 

Neste último encontro, o Mestre instruiu-lhe a tomar certo trem, em certa estação, para chegar a um local do qual nunca havia ouvido falar, nos limites entre a Boemia e a Alemanha. Lá chegando, encontrou o Mestre em Corpo Físico, em “carne e osso”, que conduziu-o a uma residência de boa aparência , mas isenta de ostentação, o Tempo Secreto da Rosa Cruz.  Nesta discreta habitação, Max Heindel permaneceu pouco mais de um mês em comunicação direta com os Irmãos Maiores e sob Suas instruções pessoais, sendo-lhe transmitido a maior parte dos Ensinamentos contidos no “Conceito Rosacruz do Cosmos”.

 

Por fora desta casa, nesta casa, e através dela, estava o que podemos chamar de Templo, que é etérico, superlativo e que não pode ser comparado a nenhuma outra edificação material conhecida. Tal Templo interpenetrava e compenetrava a residência que servia aos Irmãos Maiores, quando foi visitada por Max Heindel.

 

Segundo o que podemos captar em alguns escritos de Max Heindel, alguns Irmãos usavam Corpos Densos, e pareciam desempenhar cargos de distinção na comunidade onde viviam , como mero subterfúgio para justificar suas presenças no lugar e não criar nenhum questionamento em relação à suas identidades.

 

A descrição dada por Charles Ram Kennedy, através de seu personagem Mansón, em “O Servo da Casa”, ilustra de forma eloqüente a natureza de tais estruturas espirituais.

 

“...Deve ser visto de certa maneira, em condições especiais. Algumas pessoas nunca chegam a vê-lo. Você deve entender que isto não é um monte de pedras e madeiras mortas. É uma coisa viva.

 

Quando Nele se entra, ouve-se um SOM, um som que se parece com um cântico. Ouvindo melhor, entenderás que ele é composto de batidas de corações humanos, da música das almas dos homens – isto é, se tiveres ouvidos para ouvir. Se tiveres olhos para ver, dentro em breve verás a Igreja em si. – Um mistério de formas e de sombras que se eleva do chão ao teto. O trabalho de um construtor (arché-teckton) incomum!

 

Seus pilares sobem tal como troncos de heróis destemidos; delicados  corpos de homens e mulheres amoldam-se às suas estruturas fortes e inexpugnáveis ;  rostos de crianças alegram cada pedra angular , fundamental; seus enormes arcos são como as mãos unidas de irmãos ; e em seu teto estão inscritos inúmeros pensamentos de todos os sonhadores do mundo. As vezes o trabalho segue às escuras ; as vezes sob luz ofuscante; ora sob o peso de angustias silenciosas; ora ao som de risos e gritos heróicos, comparáveis ao som do trovão. As vezes no silêncio da noite, ouve-se as marteladas dos companheiros que trabalham na cúpula – companheiros que seguiram em frente com maior rapidez...”.

CHRONOLOGY

 

1865 

23 de Julho  -   Nasce  Carl Louis Fredrik Grasshoff em  Aarhus, Dinamarca.

15  de Outubro -  Batizado na Catedral Luterana em Aarhus.

1867 

20  de Julho  -  Nasce   Louis Julius August, irmão de Carl.

1869 

8 de Abril -   Morte do pai de Carl na explosão de uma caldeira.

1872

 6 de Novembro -   Mudança para Copenhagen.

1872 

26 de Novembro -   Nasce  Anna Emilie, sua meia-irmã        

1873

Acidente ao saltar sobre um canal.

Cerca de 1884 

 

   Muda-se para  Glasgow, Escócia , trabalha como mestre em uma tabacaria.

 

1885 

 

15 de dezembro  - Carl casa-se com  Catherine Dorothy Luetjens Wallace, nascida em

                     4 de janeiro de 1869  - mudam-se para  Liverpool.

 

1886 

 

15 de junho  - A Sra. Grasshoff , sua mãe,  casa-se  com Fritz Nicolaj Povelsen.

 

 5 de novembro -  Nasce  sua primeira filha,   Wilhelmina; Carl torna-se  oficial  da Marinha Mercante.

 

1888 

 

 Nov.  6  - Nasce sua  segunda filha, Louise.

 

          ± dezembro.  -  Mudam-se  para Copenhagen, onde alcança sucesso econômico se associando a seu irmão em uma empresa de importação/exportação.

 

1889 

 

5 de novembro -  Nasce sua  terceira filha  Nellie.

 

1891 

 

  15 de Janeiro  - Nasce seu filho  Frank.

 

Cerca de 1896   

 

  O casal se separa e  Carl emigra sozinho  para os  E.U.A. mudando   seu  nome para Max

     Heindel; seus filhos ficam sob a guarda da Sra. Grasshoof ; trabalha como engenheiro  numa cervejaria  em  Somerville próximo de  Boston, MA.

 

 

Cerca de 1897   

 

    Heindel casa-se  com uma  mulher dinamarqueza  chamada Mrs.  Petersen que

tinha  quatro filhos        

 

 

1898 

 

7 de setembro -  Os quatro filhos de Heindel  viajam  para os E.U.A. para viverem com ele

 

 

Cerca de 1899      

 

Heindel se divorcia ,  mudando  com seus quatro filhos  para  Roxbury, um

                        subúrbio  ao sul de  Boston, MA.

 

 

1903 

Heindel vai  para  Los Angeles, CA. em busca de emprego.

          Dez. -  Assiste  um ciclo de conferências  teosóficas ministradas por Charles  Leadbeater em Los Angeles, CA.

 Associa-se a  Sociedade Teosófica ; torna-se

vegetariano; estabelece amizade com  Augusta Foss nascida em 27  Jan. de 1865 em

 Mansfield OH.

 

 1904/5 

Vice-presidente da Sociedade Teosófica  em  Los Angeles.

 

1905

Verão -  Adoece seriamente devido a transtornos cardíacos; sua amiga Dra.  Alma von Brandis, viaja para a

Europa.  Primeira experiência de translocação . Heindel renuncia a  vice-presidencia da  Sociedade  Teosófica após sua recuperação .

 

 

1906 

Abril - Ciclo de Conferências independente  ao  Norte dos E.U.A., sobre  Cristianismo  Místico e Astrologia.

 

 

1907

Outono -   Alma Von Brandis e  Heindel viajam para a  Alemanha  para ouvirem  Steiner. Após uma breve estada em Copenhagen para visitar sua mãe e filhos, usando seu nome de batismo tem acesso ao ciclo de Conferencias e algumas entrevistas pessoais com o grande mestre antroposofista, então responsável pela seção alemã da Sociedade Teosófica.

 

1908

Abril -  Separa-se de  Alma Von Brandis;

 

   Abril/Maio -   Heindel é aprovado no teste  a que fora submetido   por um  dos  Irmãos Maiores  da  Ordem  Rosa Cruz

Primeira Iniciação.  Escreve o  Conceito Rosacruz do Cosmos.

 

1908

Verão -   Retorna à America, New York ;

reescreve o  manuscrito  do Conceito Rosacruz do Cosmos.

 

          Setembro - Heindel se estabelece em  Buffalo, NY, e  conclui o manuscrito do Conceito Rosacruz do Cosmos.

          Novembro  -  Fundação  do primeiro  Centro Rosacruz  em  Buffalo, NY.

 

1909

Verão -   Por meios próprios viaja para Seattle, WA onde ministra um novo ciclo de conferências.

 8 de Agosto -  Aclamado por entusiastas e simpatizantes funda a   Fraternidade Rosacruz às  3:00 h.   da tarde.

Heindel e William M. Patterson viajam para Chicago para providenciarem a impressão do Conceito Rosacruz do

Cosmos e do Ciclo de Conferencias  Cristianismo Rosacruz .

 Novembro -   Viaja para  Yakima, WA, ministra conferencias e funda um novo Centro Rosacruz.

 

1910  

Publicação de Astrologia Científica e Simplificada.

Viaja para  Portland; ministra novo ciclo de conferencias e funda um novo Centro.

 Fev. -  Viaja para Los Angeles; visita Augusta Foss.

 Fev. 27  -  Funda o Centro Rosacruz de Los Angeles.

         Abril -  Heindel adoece; segunda iniciação em  9 de abril .

Escreve Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas (I).

     10 de Agosto - Terceiro Casamento, com Augusta Foss.

Escreve Os Mistérios Rosacruzes.

         Novembro -   Estabelece a Sede Central numa pequena residencia em Ocean Park.

  Max Heindel adoece seriamente; terceira iniciação.

 

1911

 Fevereiro -   Planeja com Mr. Patterson comprar um terreno para a residência permanente da Sede Central .

 3 de Maio -  Compra quarenta acres de terra em Oceanside às 3.30 h. da tarde.

  28 de Outubro - Lançamento da pedra fundamental às 12.40 h. da tarde e  fixação da Cruz de Rosas dedicada à Christian Rosenkreutz.

Oct.  30   Início da construção da primeira edificação.

 

1912

Primavera -   Implantação de um sistema de irrigação próprio.

 Probacionistas de Seattle, WA, confeccionam em metal um emblema luminoso para o lado externo e transportam-no para a Sede Central através de trem.

 Dezembro  -  A Fraternidade Rosacruz ( The Rosicrucian Fellowship ) adquire personalidade jurídica.

 

1913

25 de Maio - Primeira reunião de probacionistas.

3 de Junho -   Mudança da cor da Cruz de Rosas dedicada ao Fundador da Antiga Irmandade Rosacruz, Christian Rosenkreutz, de preto para branco.

 

4 de junho de 1913 -   Início da Primeira Escola de Verão.

         Junho -   Início da publicação do Boletim Ecos de Mt. Ecclesia.

      8 de agosto -    Lançamento da pedra fundamental para o Sanitarium.

     27 de novembro  -    Início da construção da Pro-Ecclesia; concluída em 24 de dezembro.

 

1913

Dezembro - Construção da mais importante via na Sde Central , Ecclesia Drive; doação de 78  palmeiras.  Aquizição de um pequeno órgão de segunda mão para a Pro-Ecclesia.

24 de dezembro de 1913 - Cerimonia de consagração da Pro Ecclesia.

 

1914

12 de abril -     Primeiro Serviço de Páscoa em Mount Ecclesia.

23 de junho    Primeiro Serviço de Cura.

       26 de novembro -   Consagração da Cafeteria, e confecção da pedra fundamental da Ecclesia ou Templo de Cura. Instalação de gerador de luz próprio.

 

1915 

 Julho   Pagamento final das terras de Mt. Ecclesia.

       Verão - Construção da vivenda de Max Heindel e esposa. Revisão e ampliação de Messagem  das Estrelas e Astrologia Científica Simplificada , publicada em 1916.

 

1916

13 de março  - Falescimento da mãe de Max Heindel.

        Maio - Publicação da revista Rays from the Rose Cross.

 

1917

Março - Max Heindel recebe a visita da poeta Ella Wheeler Wilcox em Mt. Ecclesia.

       13 de Março -  Início da construção do novo Prédio Administrativo , concluida em Junho.

Maio - Construção da vivenda Ecclesia .

         July 15    Sr. e Sra.   Heindel de férias calculam as Ephemeredes

 e Tábuas de Casas .

 

1918

Maio  -   Planos para instalar uma oficina de encardenação.

 

1919

 Janeiro  6  - Transição  de Max Heindel devido a um infarto de miocardio as 8:25 da noite. Sucedido pela Sra. Heindel na condução da obra.

 

1920

 Junho 29 - Preparação do solo para as fundações do  Templo de Cura às 11:45 a.m.

        23 de julho - Lançamento da pedra fundamental do Templo, que já havia sido moldada por Max Heindel em 26 de Novembro de 1914.

24 de dezembro -   Consagração do Templo.

 

1923

  7  de Agosto -   Preparação do solo para a The Rose Cross Lodge. Compra de   4½ acres de

de terra de um vizinho.

      1 de dezembro - Publicação do livreto O Nascimento da Fraternidade Rosacruz de Augusta Foss Heindel.

 

1924

Março/abril - Novo sistema elétrico.

Novembro - Compra de um órgão de foles para o Templo.

 

1925 

 Planos para implementar uma Escola Infantil ; pronta em Setembro de . 1926, mas fechada em

Março de 1931. Então nomeda West Hall.

 

Setembro - Augusta Foss Heindel realiza um grande ciclo de conferências em 20 grandes cidades nos estados do  

este e noroeste dos E.U.A.Compra de outro lote de terra.

As Lições de Max Heindel aos estudantes são publicadas em cinco livros e um livreto.

 

1926

 Janeiro -  Publicação da Evolução Segundo o Ponto de Vista Rosacruz de autoria da Sra. Augusta Foss Heindel.

 

1928

Agosto - Publicação de Astrodiagnose , de Max Heindel e Augusta Foss Heindel.

 

1929

 11 de dezembro -  Lançamento da pedra fundamental para o Sanitarium .

 

1931

Abril -   A Sra. Augusta Foss Heindel é afastada da presidencia da Fraternidade e muda-se para Oceanside.

 Maio - A Sra. Augusta Foss Heindel adoece severamente.

         Junho -  A Sra. Augusta Foss Heindel estabelece  com a ajuda de leais probacionistas  a “Max Heindel Rose Cross Fellowship.’, em Oceanside.

 

1932

J6 de janeiro -  Início da construção do Sanitarium; inaugurado  no Natal de 1938.

 

1934

25 de dezembro - As partes estabelecem se conciliam e a Sra. Augusta Foss Heindel retorna a Mt. Ecclesia .

É construído para ela uma vivenda a qual é concluída em junho de 1937.

 

1938

Abril  -  Início da construção do Departamento de Cura.

  Continuação da construção do Sanitarium, iniciada em 1932 .

     27 de agosto -  Abertura do Departamento de Cura.

25 de dezembro -  Abertura do Sanitarium .

 

1942

Fevereiro -  A Sra. Augusta Foss Heindel é removida de suas posições no Conselho contra a sua vontade.  

 

1943

Janeiro - A Sra. Augusta Foss Heindel com a ajuda de leais probacionistas formam a The Rosicrucian Fellowship Non- Sectarian Church

21 de maio -  A Sra. Augusta Foss Heindel sofre um acidente automobilístico levando-a a uma cadeira de rodas.

 

1944

6 de julho - Incorporação da ‘The Rosicrucian Fellowship Non-Sectarian  Church,’ formada em janeiro de 1943 pela Sra. Augusta Foss Heindel e parte dos membros.

 

1947 

Publicação de A Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas - Volume II.

 

1949

9 de maio -  Transição da Sra. Augusta Foss Heindel ao plano cósmico superior.

 

1951

Entre   1951 e 1971 foi publicado  Histórias da Idade de Aquário para Crianças, em sete volumes.

 

1956

25 de março - Fim do conflito entre as partes que pleitevam a hegemonia da Fraternidade e utilizavam as denominações "The Rosicrucian Fellowship Inc. " e "The Rosicrucian Fellowship Non-Sectarian Church" e adoção permanente do nome "The Rosicrucian Fellowship";  cerimonia de conciliação  ao meio-dia.

 

1959 

 Janeiro -  Doação de 12 passageiros de ônibus que excursionavam no local à Sede Central.

 

1960 

 Falta de recursos comprometia o pagamento de taxas oficiais de propriedade. T

 

1961 

 Membros são convidados a construirem residencias nas terras de Mt. Ecclesia.

 

1962

Fevereiro -  Demolição da Residencia de Augusta Foss Heindel.

     Summer -  22 acres de terra são vendidos.

 

1963

 Planos para a construção de uma nova via e de um novo Portal, construído entre 1965 e 1967.

   Verão - Demolição da Ecclesia Cottage.

 

1965

Novembro -  Construção de cinco chalés.

 

1968/72  

 Impressão de vários novos livretos.

 

1971

   Transição do Sr. Theodore Heline ao plano cósmico superior aos 87 anos.

 

Publicação de Your Child’s Horoscope  de Max Heindel, em dois volumes.

 

1974

12 de novembro - Construção de um novo Prédio Administrativo; concluído em 18 de fevereiro de 1975.

 

1975

26 de julho - Transição da Sra. Corinne Heline aos planos cósmicos superiores.

 

1976

Março - Construção de um anexo ao Prédio Administrativo.

 

1978

Sept.  2    O Sr. Fred Meyer de Portland, OR, deixa a herança de $ 200.000 para a  Fraternidade, propiciando o pagamento de dívidas pendentes, preservação do campus e impressão de vários livros.

 

1982

 Verão - Instação de três aquecedos de água movidos a energia solar. Compra do primeiro computador.

 

1983

Janeiro -   Inauguração do Museu da Fraternidade Rosacruz.

         Fevereiro -  Sinalização   para a nova entrada .

Junho -  Publicação do Boletim " Mystic Light",  porém a publicação é interrompida em dezembro de 1983 por  contenção de despesas e dificuldades tecnicas.

 

1986

 April A book named The Sacred Word and its Creative Overtones,

  by Robert C. Lewis came from the press.

1986  autumn   Another gift from the Fred  Meyer Fund of $100.000 for the laying out of a new landscaped lawn with sprinkler system.

 

1987

Summer   The Fellowship decided to print the books by Corinne Heline.

 Also completion of the History Room in the Guest House.

 

1988 

 The City of Oceanside celebrates its centenary.

 

1991

 April 24   Oceanside passed an earthquake ordinance. This means that

three buidings on Mount Ecclesia have to be demolished and

 that some expensive repairs have to be done.

 

1992 

  ‘The Carpenter property” in the valley was sold.

 

1993

Spring  Purchase of a new computer system.

 

1994

 June  The restoration of the temple is ready.

 

1995

 Febr. The Healing Temple approved for designation on the California

Register of Historical landmarks.

 

1997

 July  Publication of Memoirs about Max Heindel and the

Rosicrucian Fellowship, written by Mrs. Heindel in 1941. It contains 90       

 historical pictures. The books of Max Heindel put on cd-rom as well as

an astrology program and the ephemeredes of 1900-2000.

1997 Summer   All books available on cd-rom.

 

1998

 Feb.   Echoes from Mount Ecclesia 1913-1919  was published which

contains 51 pictures from the past.

 

2002

 March 7  Mount Ecclesia decides to publish a periodic treasurer’s report.

 Much information will be available via e-mail for everyone;

 confidential information only with use of a special code word.

2002 Summer   Rises in Prices and crash, with the result of impending financial

 problems.

 

Ger Westenberg

Prof. Huetlaan 4

6957 AR Laag-Soeren

Holland; Europe.